A Assistência Médica e Odontológica disponibilizada por Universidade de São Paulo, aos servidores técnico-administrativos (docentes e funcionários), alunos, e respectivos dependentes, através da Superintendência de Saúde, é um benefício de caráter social, destinado a promover a qualidade de vida. Esta Assistência soma-se, de forma diferenciada e complementar, à Assistência Médica disponibilizada por SUS a todos os servidores e alunos da Universidade, bem como por IAMSPE, destinada exclusivamente a servidores estatutários do Estado de São Paulo, incluindo docentes da USP.

Esta Assistência não se constitui Seguro Saúde, Plano de Saúde, ou Convênio Médico, onde se aplicam Resoluções Normativas estabelecidas por Agência Nacional de Saúde (ANS), mas benefício adicional, limitado as possibilidades da Universidade e às normas legais vigentes. Por esta razão, os beneficiários da Superintendência de Saúde estão adstritos à sua regulamentação, não havendo qualquer possibilidade de Assistência à Saúde fora das hipóteses previstas.

No Campus de Piracicaba, tem direito a esta Assistência, servidores técnico-administrativos (docentes e funcionários) ativos e inativos (autárquicos e com complementação) e alunos, e respectivos dependentes diretos, vinculados às Unidades que compõem o Campus de Piracicaba: CENA, CeTi-LQ, ESALQ, PUSPLQ E PG INTERUNIDADES.

A partir de 10/04/2011, visando atender determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a Superintendência de Saúde necessitou adequar a Assistência Médica disponibilizada, no Campus de Piracicaba, com as seguintes alterações, na Assistência prevista:

Alunos de Graduação, Pós-Graduação, e Licenciatura à distância, e respectivos dependentes, poderão optar por atendimento na Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS) do Campus de Piracicaba, e no Hospital Universitário, em São Paulo, nos serviços disponibilizados por estes. Alternativas complementares a este atendimento, em Piracicaba, serão dadas por Prontos Socorros Municipais, Postos de Saúde Municipais, e Ambulatórios de Especialidades Municipais e Estaduais, todos vinculados aos SUS.

"Servidores técnico-administrativos (ativos e inativos autárquicos e com complementação salarial da USP), e respectivos dependentes, poderão optar por atendimento na Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS) do Campus de Piracicaba, a Assistência Médica Particular e ao Hospital Universitário da USP, em São Paulo."

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBAS) – PIRACICABA

A Unidade Básica de Assistência a Saúde – UBAS dispõe de atendimento primário nas áreas Médica e Odontológica e de Fisioterapia, complementado por atendimento nas áreas de Enfermagem, Serviço Social e Fisioterapia. O atendimento de nível secundário e terciário é realizado por:

  • Serviço Municipal e Estadual de Saúde, aos alunos de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos ativos e inativos

Além das ações primárias desenvolvidas pelas UBAS, esta também é responsável pela orientação dos usuários quanto aos serviços disponíveis no município de Piracicaba, quando houver encaminhamentos para exames ou assistência especializada.

Para utilizarem os serviços disponibilizados pela Superintendência de Saúde, os servidores técnicos-administrativos, os alunos e respectivos dependentes precisam estar devidamente cadastrados junto a UBAS de Piracicaba, sendo necessário o preenchimento de formulário próprio.

A entrega do formulario de cadastro para titulares pode ser feita diariamente no período das 08h00 às 17h00 na recepção do Serviço Médico ou através do email ubaspiracicaba@usp.br.

Chefe Técnica da UBAS:

Marta Virgilio de Oliveira Luz - 
Assistente Social